O que é Pecado ?
Uma ótima definição do pecado na bíblia encontramos no livro de (1 João 3:4) que diz: "Qualquer que pratica o pecado também pratica iniquidade, porque o pecado é iniquidade".
Ou se preferirem a (Bíblia atualizada) para não restarem dúvidas: (1 João 3:4)- "Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei".
Vemos portanto que o conceito bíblico sobre pecado tem propriedade no sentido daquele que "transgride a lei", concluindo-se que isto é pecado. Mas vamos mastigar mais um pouco essa ideia conceitual do pecado.
Respaldado em (1 João 3:4) podemos chegar ao entendimento que Deus determinou nas suas sagradas escrituras seus(uas): Mandamentos/estatutos/ leis/ ordens/ vontades, sendo assim ir de contra a tudo que peremptoriamente foi imposto pelo senhor, se torna pecado.
A cada (desobediência/pecado) foi atribuído uma nomeação, por exemplo: Se um varão atenta a uma mulher para a desejá-la, esse já comete antes de tudo a desobediência a Deus, e tem imputado a si o "pecado da cobiça e do adultério", (Mateus 5-27:28), (Êxodo 20:14). Como também um indivíduo que é afeminado, é por si só desobediente ao Senhor e lhe é imputado o "pecado do homossexualismo", (Gênesis 2:24), (Romanos 1:21-31),(1 Coríntios 6:9-10). E entre outras nomeações.
"A desobediência a Deus é praticada através do pecado!"
Existem outras definições para o pecado, só mudam os termos.
Vejam algumas:
1- Pecado é errar o alvo, alvo esse que é Deus!
2- Pecado é tudo que não é lícito perante o Senhor!
3- Pecado é aquilo que não provém de Deus!
4- Pecado é práticar o que não agrada ao Senhor! Entre outras...
O dicionário Aurélio uma referência, muito conceituado e reconhecido, coloca pecado como "transgressão da lei de Deus ou dos mandamentos da Igreja!"
Se formos na visão verídica do pecado, o Aurélio erra, quando dá sua definição de pecado. Sabemos que o termo "mandamentos" traz consigo o sentido de "doutrinas", e o termo "igreja" está se referindo as "religiões", religiões essas que em sua quase totalidade não são condizentes com as "Verdades Bíblica". Sendo assim ele generaliza todos os tipos de (religiões/igrejas), expressando que ir de contra a "quaisquer" (doutrinas/mandamentos) de quaisquer (religião/igreja) já é pecado! Grande é a falha dessa "falsa constatação", pelo menos nesse trecho. Ao que diz respeito de sua colocação: "Transgressão da lei", o Aurélio acerta por ir de acordo com a bíblia.
Observação: "Não sigam as doutrinas dos homens!"
Escrevo isso para que tudo seja examinado e esclarecido, para que nada fique encoberto ou com resquícios de dúvidas, mas sim totalmente explicado.
Todas essas respostas já apresentadas são válidas, e entram em um consenso, chegando a conclusão que:
"Pecado é a desobediência a Deus!"